A cada momento somos desafiados e cada desafio gera em nós uma perseverança que resulta em conquistas cada vez maiores!
A adversidade faz você questionar suas limitações.
Aí está o maravilhoso espetáculo da vida!
Neste blog estarei colocando temas relacionados à alimentação e nutrição, ressaltando sempre o prazer e a importância de se alimentar bem, ou seja, de preservar e restaurar a sua saúde!!
A cada momento somos desafiados e cada desafio gera em nós uma perseverança que resulta em conquistas cada vez maiores!
A adversidade faz você questionar suas limitações.
Aí está o maravilhoso espetáculo da vida!
Agora, um vídeo especial para todas vocês! Porque motivação faz parte né?! =)
Grande bjuuu!
As deficiências primárias de vitamina A resultam de ingestão inadequadas de vitamina A pré-formada ou carotenóides provitamina A. As deficiências secundárias podem resultar de má absorção causada por ingestão insuficiente de gordura, insuficiência biliar ou pancreática e transporte prejudicado por desnutrição, doença hepática, ou deficiência de zinco.
A deficiência de vitamina A é a causa mais significante de cegueira nos países em desenvolvimento e estima-se que 250 milhões de crianças estão em risco. Anualmente ocorrem entre 250.000 e 500.000 casos de cegueira por vitamina A.
Um dos primeiros sintomas da deficiência de vitamina A é a visão prejudicada pela perda de pigmentos visuais. Isto se manifesta clinicamente como cegueira noturna ou nictalopia.
Subsequente, a deficiência de vitamina A leva a falhas nas funções sistêmicas, caracterizadas por desenvolvimento embrionário comprometido, espermatogênese alterada ou aborto espontâneo, anemia, imunocompetência prejudicada e menos osteoclastos. A deficiência de vitamina A também leva à queratinização das membranas mucosas que revestem o trato respiratório, trato gastrointestinal, canal urinário, pele, epitélio e olho. Clinicamente estas condições se manifestam como crescimento prejudicado, cegueira causada por xeroftalmia, ulceração da córnea ou oclusão dos forames óticos por crescimento excessivo do crânio.
Tal deficiência produz alterações características na textura da pele envolvendo hiperqueratose folicular (frinodermia). O bloqueio dos folículos pilosos com tampões de queratina causa a característica de "pele de galinha" ou "pele de sapo" e a pele se torna seca, escamosa e áspera. A deficiência também leva a alterações em certos aspectos da imunidade mediada por células, aumentando basicamente o risco de infecção, em particular das infecções respiratórias.
Quanto a solubilidade, as vitaminas são classificadas em dois grupos: as lipossolúveis (A, D, E e K) e as vitaminas hidrossolúveis (ácido ascórbico, tiamina, riboflavina, niacina, piridoxina, biotina, ácido pantotênico, folato e cobalamina).
As vitaminas lipossolúveis são geralmente absorvidas passivamente e devem ser transportadas com o lipídeo da dieta. Tendem a ser encontradas nas porções lipídicas da célula tais como membranas e gotículas de lipídeos. As vitaminas hidrossolúveis são absrovidas por mecanismos passivo e ativo, transportadas por carreadores e não são armazenadas em quantidades apreciáveis no corpo. As vitaminas lipossolúveis são geralmente excretadas com as fezes através da circulação êntero- hepática, enquanto as vitaminas hidrossolúveis ou os seus metabólitos são excretados na urina.
Aí está o vídeo prometido! É um vídeo muito legal. Mostra o intestino em vários estados.
Recomendo que só assista quem tem o estômago forte.
É um pouco chocante em algumas partes mas é bom vermos pois assim podemos entender a importância de um intestino saudável e a importância de uma alimentação balanceada para a saúde.
Vamos lá!!
Ahh.... desconsiderem algumas coisas que ele fala como o chouchou tá? rsrsrs.... vai entender né... e tbm algumas recomedações que ele dá no final.
Agora sim, um, dois, três e PlAy!
Para saber mais sobre alimentação, nutrição e para ter acesso à ótimas receitas que podem ajudar no funcionamento do intestino, acesse o Portal Nutrição em Foco.