sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Êh vocação...


Bem, dentro do campo belíssimo que é a nutrição tem várias coisas que me encantam! Uma delas diz respeito a minha postagem anterior que é o trabalho com as pessoas da melhor idade! E hoje vou passar algumas dicas dentro de outra área que me fascina.... nutrição materno-infantil!

Acaba que se formos analisar bem são áreas que possuem mts coisas em comum não é? e ao mesmo tempo possuem as suas particularidades. Ahhh gente, cá pra nós, são duas fases tão bonitas na vida de um ser humano... realmente o suporte nutricional nas duas é indispensável! e pra isso eis-me aqui!! =D

Engraçado que para muitas coisas, com o passar do tempo, vemos que temos vocação não é verdade? A vocação é uma junção da sua personalidade com os seus conhecimentos adquiridos durante a vida, com as experiências, estudos, e com as pessoas que estão perto de nós! As minhas vocações eu vou ir demonstrando aos poucos com as postagens aqui no blog. Como a ju mesmo disse, acredito que a minha paciência e tranquildade me ajudam a trabalhar com esse público... rsrsrs


Agora, por fim, vou passar algumas dicas muito importantes para a alimentação de crianças menores de dois anos. Estas informações são baseadas no Guia alimentar feito pelo Ministério da Saúde para está faixa etária. Tudo isso fica mais interessante ainda pelo guia ter sido feito diante da realidade e da cultura do povo brasileiro o que dá à ele uma maior facilidade em sua prática.
Então, vamos lá, hoje vou falar dos fatores que afetam a ingestão dos alimentos complementares.
Muitas vezes as mães reclamam que a criança não quer comer ou está com falta de apetite (anorexia). Através de estudos pôde-se comprovar que o relato de anorexia em crianças aumenta de acordo com o passar dos meses, e além da idade, esta anorexia também está relacionada à presença de febre, diarréia e infecções respiratórias, com um menor consumo de leite materno e com o crescimento deficiente. Várias causas, além das doenças infecciosas, tem sido apontadas para a anorexia, dietas monótonas, deficiência de micronutrientes - sobretudo o ferro e o zinco - e verminoses.
O manejo da criança anoréxica deve fazer parte de qualquer programa de educação nutricional que vise promover uma alimentação adequada para crianças pequenas. Elas precisam ser alimentadas sob supervisão e muitas precisam ser encorajadas a comer, principalmente as que estão anoréxicas.

3 comentários:

  1. Adorei...que layout mais lindoo! hehhehe, beijos!

    ResponderExcluir
  2. A alimentação para crianças é muito importante para que possam se desenvolver com saúde.

    Beijoooo

    ResponderExcluir
  3. Que frase linda! "A vocação é uma junção da sua personalidade com os seus conhecimentos adquiridos durante a vida, com as experiências, estudos, e com as pessoas que estão perto de nós!"
    Rê, você tem a pureza da alma de uma criança, por isso se dá tão bem com elas...
    Bju!

    ResponderExcluir

Seguidores