terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Ação bacteriana no intestino

*** Genteee vcs andam lendo as postagens no blog da ju? Noossaaa é o maior barato!!! rsrsrsrs... vale demais ler!! Me divirto!! rsrs... ****









Para fazer a postagem de hoje estive estudando sobre a ação bacteriana no intestino. Assunto muito interessante principalmente porque vai mudando de acordo com a fase da vida.


A microflora intestinal constinui uma comunidade complexa na qual centenas de espécies foram identificadas. No nascimento, o trato gastrointestinal é essencialmente estéril porém, a implantação de vários organismos logo ocorre. Os organismos Lactobacillus são os componentes principais da flora do trato GI até que o bebê começe a consumir alimentos sólidos. A Escherichia coli então se torna predominante no íleo distal.


Normalmente, ocorre pouca ação bacteriana no estômago porque o ácido hidroclorídrico é um agente germicida. Entretanto, as condições marcadas pela secreção aumentada de ácido hidroclorídrico podem diminuir a resistência à ação bacteriana, ocasionalmente levando à inflamação da mucosa gástrica (gastrite).



A ação bacteriana é mais intensa no intestino grosso. As bactérias colônicas contribuem para a formação de gases e ácidos orgânicos. As grandes mudanças na composição da dieta podem alterar a flora fecal porém, a resposta depende da flora original do hospedeiro e da nova dieta. O consumo aumentado de pré-biótico, o qual pode incluir certos açúcares, amido resistente e fibra da dieta, podem levar ao aumento da massa bacteriana benéfica (bifidobactérias e lactobacilos). Uma dieta com baixo teor de fibras baseada principalmente em carnes, gorduras e carboidratos altamente digeríveis resulta em uma proporção maior de bactérias "putrefativas" tais como clostrídios e E. coli. Os alimentos probióticos contêm concentrações significantes de bactérias consideradas saudáveis ou protetoras contra organismos patogênicos e doenças e podem também alterar a flora intestinal em níveis variáveis.

Na próxima postagem estarei colocando um vídeo muito muito interessante sobre saúde intestinal! Confiram! =)

7 comentários:

  1. Intestino... Um lugar sujo?? Dependendo do ponto de vista sim, mas prefiro pensar em uma superfície de absorção, de combate e de cuidados. Se o itestino não funciona bem, é porque tem algo errado.

    Adorei Renatinha! Beijos da Magali

    ResponderExcluir
  2. Uma saúde intestinal influencia em taanta coisa no nosso organismo: pele, peso, cabelos....e como somos mulheres que adoram ficar lindas e saudáveis, Vamos nos cuidar galera!!
    Fibras e água....nosso intestino agradece!

    Ótimo renata!!!

    bjokasss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fibras não é solução não,mas sim saber que problemas vc tem que seu intestino não funciona bem,eu por exemplo tenho intolerância a lactose, como banana prata e faz uma limpeza comleta, duas por dia; cada organismo é diferente do outro ok.

      Excluir
  3. Ai ai ai...que medo Rê! mais valeu ver o vídeo, isso nos alerta o quanto é importante a saúde intestinal! O que adianta um rostinho bonito com um intestino feio daquele..hahhaha! bjs

    ResponderExcluir
  4. Como é bom saber cada vez mais como as coisas acontece na mais perfeita máquina (nosso corpo), como é melhor ainda saber que o conhecimento é o maior bem que temos e único que ninguem tira. Obrigada de dividir o seu comigo!!!!!Marilza lima, estudante de Nutrição

    ResponderExcluir

Seguidores