sábado, 7 de fevereiro de 2009

Vitamina A

A vitamina A possui papéis essenciais porém distintos na visão e várias funções sitstêmicas, incluindo a diferenciação celular normal e a função na superfície celular (por exemplo, reconhecimento celular), crescimento e desenvolvimento, nas funções imunológicas e reprodução.
Apesar das funções sistêmicas da vitamina A estarem longe de serem completamente compreendidas, podem ser separadasem duas categorias principais. Primeiro, a vitamina A (especificamente o ác. retinóiaco) atua como um hormônio para afetar a expressão genética. E o segundo papel envolve a síntese de glicoproteínas, as quais são importantes para as funções normais de superfície celular tais como agregação e reconhecimento celulares.

A vitaminha A também é essencial para a reprodução (retinol), desenvolvimento e função óssea bem como funcionamento do sistema imnológico normais.

Para homens adultos, entre 19 e 30 anos a recomendação é de 900mg/dia e para mulheres da mesma faita etária, a recomendação é de 700mg/dia.

A vitamina A pré-formada é encontrada apenas em alimentos de origem animal, seja em áreas de armazenamento como o fígado, ou associada à gordura do leite e ovos. Concentrações muito altas de vitamina A são encontradas no óleo de fígado de bacalhau. Os carotenóides provitamina A são encontrados em vegetais folhosos verde-escuros, nos vegetais e frutas amarelo-alaranjados; as cores mais escuras estão associados à níveis mais altos de carotenóides. Em grande parte do mundo os carotenóides fornecem a maior parte da vitamina A da dieta. Em muitos desses alimentos a biodisponibilidade da vitamina A é limitada pela ligação dos carotenóides às proteínas, mas isso pode ser resolvido pelo cozimento, que rompe a associação da proteína e liberta o carotenóide.

Na próxima postagem estarei falando sobre a deficiência e toxicidade da vitamina A.

2 comentários:

  1. Tão importante e presente em tantos alimentos gostosos!!! E pensar que tem gente que ainda tem carência de vitamina A... Vamos correr atrás do prejuízo e ajudar na formação de hábitos corretos!!!

    ResponderExcluir
  2. Cada vitamina tem sua importancia no nosso corpo..

    E como a ju disse, tantos alimentos gostosos..
    ahh qta bobeiraaa...
    heheh


    beijo

    ResponderExcluir

Seguidores