quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Deficiência de Vitamina A


As deficiências primárias de vitamina A resultam de ingestão inadequadas de vitamina A pré-formada ou carotenóides provitamina A. As deficiências secundárias podem resultar de má absorção causada por ingestão insuficiente de gordura, insuficiência biliar ou pancreática e transporte prejudicado por desnutrição, doença hepática, ou deficiência de zinco.

A deficiência de vitamina A é a causa mais significante de cegueira nos países em desenvolvimento e estima-se que 250 milhões de crianças estão em risco. Anualmente ocorrem entre 250.000 e 500.000 casos de cegueira por vitamina A.

Um dos primeiros sintomas da deficiência de vitamina A é a visão prejudicada pela perda de pigmentos visuais. Isto se manifesta clinicamente como cegueira noturna ou nictalopia.


Subsequente, a deficiência de vitamina A leva a falhas nas funções sistêmicas, caracterizadas por desenvolvimento embrionário comprometido, espermatogênese alterada ou aborto espontâneo, anemia, imunocompetência prejudicada e menos osteoclastos. A deficiência de vitamina A também leva à queratinização das membranas mucosas que revestem o trato respiratório, trato gastrointestinal, canal urinário, pele, epitélio e olho. Clinicamente estas condições se manifestam como crescimento prejudicado, cegueira causada por xeroftalmia, ulceração da córnea ou oclusão dos forames óticos por crescimento excessivo do crânio.


Tal deficiência produz alterações características na textura da pele envolvendo hiperqueratose folicular (frinodermia). O bloqueio dos folículos pilosos com tampões de queratina causa a característica de "pele de galinha" ou "pele de sapo" e a pele se torna seca, escamosa e áspera. A deficiência também leva a alterações em certos aspectos da imunidade mediada por células, aumentando basicamente o risco de infecção, em particular das infecções respiratórias.

3 comentários:

  1. Oii Rê!!! Adoreii a postagem... concidência por que eu acabei de postar uma dúvida profissional sobre a vitamina A!!!

    Bjoss, Bom FDS!

    ResponderExcluir
  2. Ops... esqueci de falar! Postei no Portal Nutrição em Foco.

    ResponderExcluir
  3. E pensar que esta deficiência é tão comum... Mesmo a vitamina A estando presente em alimentos variados e gostosos...

    ResponderExcluir

Seguidores