sábado, 21 de fevereiro de 2009

Vitamina D


A vitamina D é conhecida como a vitamina da luz solar porque a modesta exposição à luz solar normalmente é suficiente para a maioria das pessoas produzir vitamina D, utilizando a luz ultravioleta e o colesterol da pele. Como a vitamina D pode ser produzida pelo corpo, possui alvos específicos e não tem que ser fornecida pela dieta, ela pode ser definida como hormônio e normalmente atua como um hormônio esteróide.

A vitamina D da dieta é incorporada com outros lipídeos nas micelas e absorvida com os lipídeos no intestino por difusão passiva. Dentro das células absortivas, a vitamina D é incorporada nos quilomícrons, entra no sistema linfático e subsequentemente no plasma, onde é liberado para o fígado ou para as proteínas específicas ligantes de vitamina D (PLD), ou transcalciferrina. A eficiência desse processo de absorção parece ser de aproximadamente 50%. A vitamina D sintetizada na pele a partir do colesetrol entra no sistema capilar e é transportada por PLD. A vitamina D ligada a PLD é liberada nos tecidos periféricos. Um pequena parte da vitamina D é armazenada no fígado.

Dentro das funções mais bem compreendidas da vitamina D a manutenção da homeostase de cálcio e fósforo é a mais encontrada, a qual ela pode afetar de três modos principais. Primeiro, pela expressão genética, o calcitriol no intestino delgado intensifica o transporte ativo de cálcio através do intestino, o que estimula a ´síntese de proteínas ligantes de cálcio na borda em escova da mucosa intestinal. Essas proteínas aumentam então a absorção de cálcio. ( A vitamina D também pode aumentar a absorção de cálcio em um mecanismo separado não relacionado à expressão genética. Esse mecanismo aparentemente funciona pela abertura dos canais de cálcio ativados por voltagem.)

3 comentários:

  1. E com os protetores solares.. a vitamina D anda sendo produzina em menor quantidade..

    previne um problema e pode surgir outro..
    ehehe


    beijo

    ResponderExcluir
  2. Nossa, estou revisando nutrição ásica cada vez que leio seu blog!!!

    ResponderExcluir
  3. Excelente. Para completar, ainda não está bem definido se pouca vitamina D no organismo causa o Mal de Alzheimer ou se a doença leva a um déficit dessa vitamina no corpo.

    Apredo muito e me recordo de outras coisas lendo seu blog.

    Bjinho

    ResponderExcluir

Seguidores